top of page

"Cortei o carboidrato mas continuo engordando" - Veja se você está cometendo esse erro!

Você sabia que a restrição calórica pode fazê-lo engordar e piorar a sua composição corporal?


Isso porque nosso cérebro é um dos mais afetados quando decidimos entrar em privação alimentar, provocando irritabilidade, ansiedade e desejo por açúcar e carboidratos refinados. E tudo isso porque ocorre redução nos níveis plasmáticos de leptina (hormônio da saciedade) e de triptofano (precursor da serotonina, neurotransmissor de relaxamento e bem-estar).

O nosso organismo ainda responde reajustando os níveis de massa magra, capacidade de absorção e taxa metabólica, ou seja, ele passa a poupar energia para “manter a sobrevivência”. Afinal de contas, o organismo não entende que essa privação é proposital.


Em parte, isso é devido à uma redução da síntese de hormônios tireoidianos, especialmente o T3, que é o hormônio metabolicamente ativo. Em situações de excesso ou quando é necessária uma redução da taxa metabólica para compensar o balanço negativo, o mecanismo que faz esse controle da função dos hormônios da tireóide, tem sua ação reduzida (também para poupar energia).

Com isso a possibilidade de desenvolver hipotireoidismo é muito grande e muitas vezes despercebido durante uma privação energética crônica causada por dietas hipocalóricas e estresse físico.

E a solução para esse estado poupador de energia em que o organismo se encontra é comer mais, treinar menos e evitar o estresse induzido. E olha o fato mais interessante: quem causa aumento da conversão de T4 em T3 é o CARBOIDRATO.


A restrição calórica é interessante em situações especificas, por curtos períodos e ciclicamente, sempre com a orientação de um nutricionista. Por isso, não faça restrições alimentares sem um acompanhamento sério! Cuide daquilo que é importante pra você: SUA SAÚDE!

Blog

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page